Aplicação

A Aplicação i-DREAMS torna-se activa na Fase 3 do ensaio (semana 8).


Nem todas as funções estão disponíveis desde o início, visto que algumas serão desbloqueadas na Fase 4 (semana 12).

Ecrã Inicial

Ao abrir a aplicação, um ecrã inicial (como mostrado ao esquerda) ser-lhe-á apresentados. Este guia rápido do utilizador visa para lhe dar breves instruções para ajudar na navegação em torno da aplicação. 

Informação Sobre a Viagem (Fase 3)

Na Fase 3 poderá ver as informações e pontuações da sua viagem. Clicando no símbolo de viagem na parte inferior do ecrã (símbolo abaixo), poderá ver as suas informações de viagem.

Poderá então ver as suas viagens por ordem de data, assim como a hora em que a viagem começou e terminou, a sua duração e a distância da viagem em km. 

Por defeito, apenas as suas últimas viagens serão mostradas. Ao clicar no intervalo de datas no topo deste ecrã, será apresentado um calendário e poderá então seleccionar por data ou seleccionar "todas as viagens".

A sua pontuação global para a viagem também é mostrada aqui (o círculo do lado esquerdo do ecrã). Clicando nisto, expandirá as informações para essa viagem, incluindo a visualização do mapa da viagem e também as pontuações individuais para uma variedade de parâmetros de segurança (por exemplo, velocidade, distracção). 

As pontuações são de 100, com uma pontuação mais alta indicando um melhor desempenho.

Depois de clicar na viagem escolhida, pode 
deslize para ver as suas pontuações para vários parâmetros (tais como fadiga, gestão de velocidade ou distracção, etc.).

Clicando no botão "visualizar no mapa" perto do fundo do ecrã irá trazer à tona a vista do mapa da sua viagem.

Se clicar no botão amarelo no canto superior direito de este ecrã, depois pode filtrar a informação que está sobreposta no mapa.

A gravidade dos eventos de segurança (se apenas quiser que eventos de gravidade média ou alta ou ambas sejam mostradas no mapa), bem como o tipo de evento (por exemplo, tailgating, etc.) podem ser seleccionados. Clicando num parâmetro de segurança específico, seleccioná-lo-á e destacará onde os eventos relacionados com este parâmetro ocorreram na viagem, mostrando-o no mapa. Isto também mostrará a gravidade do evento (alta ou média) e, em alguns casos, as filmagens do mesmo.

Os vídeos são gravados apenas para eventos de 'elevada' severidade e apenas para alguns parâmetros (aceleração brusca, travagem ou curvas | colisão frontal, avanço ou avisos de peões | fadiga e avisos de ultrapassagem ilegal). 

Onde houver eventos mostrados no mapa, clicar no ícone do evento irá trazer mais informações sobre o evento. Quando um vídeo estiver disponível, será apresentada uma caixa, como a mostrada à esquerda, e ao clicar no botão play, será reproduzido um vídeo do evento. 

Informação (Fase 4)

Voltando ao ecrã inicial, pode seleccionar o botão superior esquerdo para ver o conteúdo 'informação' (para a maioria dos condutores isto só está disponível a partir da Fase 4 e, portanto, pode estar cinzento para começar). 

Aqui poderá visualizar conselhos genéricos concebidos para o educar e ajudar a convencê-lo da importância de um comportamento de condução seguro, e, por conseguinte, tornar mais provável a adopção de um estilo de condução seguro. Estes poderão ser visualizados através do aplicativo quando desejar, mas também haverá notificações no ecrã inicial do seu telefone, que o levará a uma unidade de informação específica.

À esquerda está um exemplo de como será o conteúdo informativo, pode deslizar para ver informações sobre diferentes parâmetros de segurança, por exemplo, para passar de 'partilha de estradas' para 'excesso de velocidade'. 

Também pode seleccionar perto do topo do ecrã se pretende ver prós, contras ou factos. O ecrã predefinido será 'prós' (porque é que a condução segura é importante e como foi demonstrado para reduzir incidentes). Também pode seleccionar 'contras' (os negativos que podem ocorrer se não adoptar comportamentos de condução segura) e 'factos' (estatísticas e informação sobre acidentes e comportamentos de condução segura). 

Dicas de Segurança (Fase 4)

Ao voltar à página inicial, poderá também clicar em e depois ver o conteúdo para "dicas de condução" (mais uma vez esta função entra normalmente em funcionamento na Fase 4, pelo que pode ficar cinzento para começar).

As dicas de condução vão para além da simples educação sobre os benefícios de uma condução segura, e visam dar-lhe informações que o ajudarão a melhorar o seu desempenho na condução. É de notar que as dicas que vê não são adaptadas com base no seu desempenho de condução, mas são geradas aleatoriamente a partir de um subconjunto de possibilidades. Uma vez aberto este ecrã é visualmente semelhante ao ecrã 'info' descrito anteriormente e é operado da mesma forma.

Objectivos e Distintivos (Fase 4)

Uma vez que entre na Fase 4 do ensaio (semana 12) serão estabelecidos objectivos a tentar alcançar. Todos os participantes terão os mesmos objectivos, uma vez que se baseiam no desempenho médio do grupo. Cada objectivo tem 4 níveis - bronze, prata, ouro e platina - e alcançar um objectivo valer-lhe-á um distintivo. Estes podem ser acedidos clicando na opção 'objectivos e distintivos' a partir da página inicial. 

Os objectivos serão baseados em pontuações ao longo de uma certa distância, tais como 'Bronze: ter uma pontuação de 60 ou superior a uma distância de 50 km para a marcação de cauda'. Neste exemplo, 50km depois de o objectivo ter sido estabelecido para si, será tirada uma média das suas pontuações para a marcação de cauda nesta distância e, se tiver alcançado mais de 60, ser-lhe-á atribuído o distintivo de bronze para (não) marcação de cauda, e visível no separador de objectivos e distintivos. Ser-lhe-á então atribuído um objectivo ligeiramente mais difícil (uma pontuação mais alta e/ou uma distância mais longa) para ganhar o seu próximo crachá. Se não cumprir os requisitos de pontuação nesses 50 km, então o objectivo permanecerá e nos 50 km seguintes a média será calculada novamente. Estes objectivos serão propostos na aplicação e terá de entrar na página de objectivos e 'aceitá-los' se quiser começar a participar para eles. 

Nota: algumas pessoas podem ter dificuldade em atingir um objectivo, uma vez que não conduzem uma distância suficiente; as distâncias alvo são calculadas como uma média do grupo, esta é uma reconhecida falha do desenho e seria alterada antes de se chegar ao mercado.

Leaderboard (Fase 4)

A opção do leaderboard, quando seleccionada a partir da página inicial, mostra como as suas pontuações em cada parâmetro de segurança (por exemplo, tailgating, speeding, etc.) se comparam com as dos outros participantes no ensaio. Isto visa motivá-lo a melhorar estas pontuações, introduzindo um elemento de competitividade. Este elemento estará disponível a partir da Fase 4 (semana 12).

Pode passar para ver como se coloca contra outros num período de tempo diário, semanal, mensal ou vitalício (todo o período de ensaio). 

Outras Funções

A aplicação tem outras funções construídas em que ou não estão ainda a ser utilizadas para estes ensaios ou são concebidas para outros meios de transporte. Estas incluem as funções 'inquéritos', 'loja' e 'mensagens'. Estas dão uma indicação do que mais a aplicação será eventualmente capaz de fazer, mas não precisa de se preocupar em utilizá-las actualmente. 

Notas: Poderá desejar ir às definições (na parte inferior direita do ecrã) para se certificar de que está a receber todas as notificações de "app push" (note que todas as opções devem ser assinaladas a azul com uma marca ao lado) e em "configuração do dispositivo" todas as opções devem ter uma marca verde.  

Sobre os Objetivos