Intervenções e Avisos

Ao ligar o seu veículo o sistema i-DREAMS começa automaticamente. Momentos depois o ecrã liga-se automaticamente.

O i-DREAMS proporciona uma experiência personalizada e adaptada a cada condutor, ao mesmo tempo que recolhe, analisa e liga os dados de condução a um perfil pessoal. Para tal, é essencial que o sistema conheça a identidade do condutor. Existem aqui duas possibilidades, automaticamente ou manualmente.

Opção 1: Identificação Automática do Motorista

Com a identificação automática do condutor, o condutor não tem de fazer nada. A sua identificação é automaticamente lida pelo tacógrafo e o sistema conhece a identidade do condutor.

Quando ligar o seu veículo a seguinte informação irá aparecer no ecrã.

Quando identifica o motorista aparece a seguinte mensagem.

Esta informação fica no ecrã até o sistema i-DREAMS iniciar totalmente. Quando o condutor é desconhecido para o sistema i-DREAMS este desliga-se automaticamente. Este ecrã é visível durante um curto período de tempo.

Opção 2: Identificação Manual do Motorista


A identificação manual do condutor é solicitada cada vez que o veículo arranca. Através do monitor é possível reconfirmar o último condutor conhecido, para selecionar outro condutor conhecido pelo sistema ou para indicar que o condutor atual não participa no projeto de investigação i-DREAMS.
Quando o sistema inicia aparece a seguinte mensagem.
 

O sistema lembra-se do último condutor conhecido e pergunta se é você. Ao selecionar “YES” o sistema i-DREAMS inicia. Se selecionar “NO” aparecerá uma lista de condutores conhecidos ao sistema para escolher.

Ao selecionar o seu nome inicia o sistema. Caso o condutor não esteja registado na plataforma i-DREAMS deve selecionar “Outro”, neste caso o sistema NÃO irá iniciar, os dados da viagem NÃO serão recolhidos e armazenados e o sistema irá desligar-se automaticamente, o seguinte ecrã ficará visível por um curto período de tempo.

Intervenções em Tempo Real

Ecrã Inicial

As intervenções em tempo real são fornecidas através do monitor (visualmente) e dos altifalantes no portal i-DREAMS (auditivo). As intervenções destinam-se a manter o condutor dentro da "Zona de Tolerância de Segurança". Existem diversas condições de risco que são constantemente monitorizadas pelo sistema i-DREAMS. Cada condição de risco tem o seu próprio símbolo de aviso e mensagem auditiva específicos. Para a maioria das condições de risco, existem várias fases de intervenções, com maior intrusividade para o aumento do risco.

Uma vez concluída a identificação do condutor, o ecrã exibe a página inicial. O ecrã inicial fornece ao condutor informações sobre o estado dos diferentes sistemas de monitorização. Apresenta informações como o limite de velocidade atual, se um veículo é detetado à frente e se a marcação da faixa de rodagem está a ser detetada pela câmara inteligente.

Aviso de Colisão Frontal

Acidente evitável à frente, travar imediatamente!

Ícone intermitente, acompanhado por sinal auditivo.

Monitorização de Distância Frontal

Nível 0
Veículo detetado à frente

Nível 0
Veículo detectado à frente. O tempo de avanço (tempo para o veículo da frente) é exibido em segundos.
O avanço do tempo só é afixado quando inferior ou igual a 2,5 segundos e a velocidades superiores a 20 km/h.

Nível 1
O veículo à frente está demasiado próximo. O avanço do tempo é mostrado em segundos e apenas a velocidades superiores a 20 km/h.

Nível 2
O veículo à frente está demasiado próximo. Aumentar de imediato a distância de avanço! O avanço do tempo é mostrado em segundos e apenas a velocidades superiores a 20 km/h.
Ícone intermitente, acompanhado por sinal auditivo.
 

Monitorização da Faixa de Rodagem

Nível 0
Monotorização da faixa de rodagem indisponível. Ocorre quando não são detetadas marcações na estrada ou a velocidade do veículo é inferior a 35 km/h.

 


Nível 0
Monitorização de faixas de rodagem ativa e faixas detetadas.

 


Nível 1
Aviso de saída da faixa de rodagem. Aparece uma linha pontilhada no lado em que o veículo sai da faixa de rodagem sem utilizar o indicador de mudança de direção (pisca).
Aviso visual acompanhado de sinal sonoro.

Monitorização de Utentes Vulneráveis

 

Nível 1
Utilizador Vulnerável detetado em zona de perigo.

 

Nível 2
Acidente evitável com utentes vulneráveis iminente, travar imediatamente!
Ícone intermitente, acompanhado por sinal auditivo.

 

Indicação de Limite de Velocidade

Monitorização da Fadiga e Sonolência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Monitorização de Ultrapassagens
 

Nível 1

Foi detetada uma manobra de ultrapassagem numa zona de não ultrapassagem.

Exibido em tamanho grande durante 1 segundo.

Nível 2

Foi detectada uma manobra de ultrapassagem numa zona de não ultrapassagem, combinada com uma forte aceleração.
Exibido como um ícone a piscar em grande escala durante 1,5 segundos.

Reconhecimento de Sinais de Trânsito

Monitorização de Distração

Fim de Viagem

Após uma viagem, quando a ignição do veículo tiver sido desligada, o sistema permanece ativo durante um curto período de tempo, durante o qual os dados da viagem estão a ser processados e carregados. O visor mostrará um ecrã de desligamento durante alguns segundos até que se desligue automaticamente.

 

Nível 0

A câmara detetou um novo sinal de limite de velocidade.

Exibido em tamanho grande por 1 seg. depois mostrado como ícone pequeno no ecrã principal.

Nível 1

A velocidade do veículo está acima do limite  detetado, reduza a velocidade.

Exibido em tamanho grande durante 1 seg., depois mostrado como pequeno ícone no ecrã inicial.

Nível 2
A velocidade do veículo está perigosamente acima do limite de velocidade detetado, reduza a velocidade imediatamente!
Exibido como um ícone intermitente em tamanho grande durante 1,5 segundos, acompanhado por um sinal auditivo, depois exibido como um pequeno ícone no ecrã inicial.

 

 

Nível 1

Os primeiros sinais de fadiga ou sonolência são detetados, o condutor é solicitado a fazer uma pausa (pelo menos 15 minutos).
Exibido em tamanho grande durante 1 seg, depois como pequeno ícone no ecrã inicial. 

 

Nível 2

São detectados níveis elevados de fadiga ou sonolência. O condutor é instado a fazer uma pausa (pelo menos 15 minutos).
Exibido em grande e intermitente durante 1,5 segundos, depois mostrado como pequeno ícone no ecrã inicial. Símbolo de advertência acompanhado de sinal auditivo

 

Nível 3
São detetados níveis perigosamente elevados. Faça uma pausa imediatamente!

Exibido em grande e pisca durante 1,5 segundos, depois como pequeno ícone a piscar no ecrã inicial. Símbolo de advertência acompanhado de sinal auditivo.

Se o condutor continuar, o símbolo é exibido em grande novamente.

Nível 0

A câmara detetou um sinal de limitação de ultrapassagem.
Exibido em grandes dimensões durante 1 seg., depois mostrado como pequeno ícone no ecrã inicial.

A câmara inteligente pode ler vários sinais de trânsito. Sempre que um novo sinal de trânsito é detetado, é exibido como um ícone grande durante 1 segundo, depois é exibido como um pequeno ícone no ecrã inicial no canto superior direito.
O reconhecimento do sinal de trânsito é apenas informativo, se já for exibida outra intervenção enquanto o sinal de trânsito é detetado, não é exibido no ecrã.

O sistema pode detetar distração pelo uso do smartphone enquanto conduz. Quando detetado, um símbolo é exibido em tamanho grande durante 1 segundo, depois mostrado como pequeno ícone no ecrã inicial até que a utilização do smartphone não seja mais detetada.

Sobre a Aplicação