Instalação do Simulador de Testes

11 e 12 de Março 2020

No passado dia 4 de março, o Laboratório do grupo Barraqueiro recebeu o simulador de testes para autocarros do projeto i-Dreams. Este simulador foi concebido pela start-up Belga DSS (Drive Sim Solutions) em parceria com a universidade de Hasselt e com os múltiplos parceiros do consórcio.

Esta primeira fase do projeto terá uma duração de  1 mês e irão ser realizados cerca de 40 ensaios em simulador.

 

O simulador baseia-se numa configuração universal otimizada e que pode ser utilizada tanto para a simulação de camiões como de autocarros.

 

Foi construído a partir de perfis de alumínio por forma  a que as suas dimensões sejam totalmente personalizáveis. O banco do condutor está equipado com sensores vibro táteis que podem ser programados para fornecer avisos ou intervenções ao condutor. Um visor personalizável de 4,3" que é utilizado como um painel de instrumentos digital para mostrar a velocidade, rpm e outras informações relevantes sobre o veículo.

 

Os gráficos são fornecidos através de 3 monitores de 43" 4K, que criam um campo de visão de 130°. O simulador pode ser equipado com um CAN bus totalmente operacional, com múltiplas interfaces e um sistema de alimentação 12-24V que permite a fácil integração de um equipamento auxiliar. Opcionalmente, o simulador pode ser expandido com módulos de cruise control e retarder. Por fim, o simulador está otimizado para executar o software de simulação de condução STISIM Drive 3.